Sites que Recomendo:
Verdade e Vida
Rev. Hernandes

UMBET

 

ATITUDES E REAÇÕES QUE DEVEMOS EVITAR NA VIDA
Gn. 4:1-8

Temos sido testemunhas de tantas maldades e violências em nossos dias. São tantas notícias que vem demonstrando atitudes e reações de crueldades das pessoas. Passamos a nos perguntar diante de tais fatos, como é possível alguém praticar tamanho barbárie. Falta de temor, falta de amor, falta de sensibilidade, falta de humanidade.

Em Belo horizonte ocaso da mãe que jogou o filho na lagoa. Em recife a os pais que envenenaram os cincos filhos. Em Canoas outra mãe que matou duas filhos afogado. Na cidade de São Paulo o pai que irritou com o choro da filho chutou o andador lançando na escada. Baba que espanca crianças indefesas na cidade de Santos

Frente a esse quadro de violência extremas, nos sentimos ameaçados, com atitudes e reações que não compreendemos. O que será que passa no coração das pessoas, como conceber e cometer tanta violência. Parece que os filmes tornaram realidades.

Como cristão o que pensar disso tudo, onde vamos parar, com tanto homicídio, e toda forma de destruição da vida.

O que a Bíblia fala sobre a violência, qual sua procedência, como tratar da violência, como evitar a violência, qual o caminho a seguir para não corrermos o risco de também ser um instrumentos da violência.

O texto nos fala sobre assassinato de Abel, sendo o autor o seu irmão Caim, o pior que esse acontecimento desencadeou na família, que tristeza, que marca horrorosa. Caim matou seu irmão por ciúme, inveja, incompreensão. Mostrando dessa forma a que ponto nossas atitudes e reações podem chegar nas vias de fato.

Para entender o que leva as pessoas a cometer tanta violência, precisamos pensar sobre o que passou na vida de Caim. Diante dessa realidade evitar seus erro, que fizera o primeiro homicida da história humana.

Que devemos evitar nas atitude e reações de Caim.

1. NÃO ATRIBUA AOS OUTROS FRACASSOS DEVIDO A SUA NEGLIGÊNCIA

É muito comum lançar culpa aos outros pelo fracasso que sofremos na vida. Existe pessoas que passa a vida toda atribuindo seus erros e fracassos aos outros. Foi isso que vemos revelado na vida de Caim. A história de maldade terminada em assassinato teve seu começo com essa justificativa. A raiva do seu irmão que ofereceu o melhor para Deus. Culpou seu irmão pela rejeição de Deus. Quantas pessoas frustadas com suas vivem culpando segundo e terceiros pela sua infelicidade. Agindo a semelhança de Caim. Com isso gerando uma situação de magoa e revolta que acaba em confusão inimizade e tudo mais. Um problema gerando outro problemas mais complicados. Por causa da irresponsabilidade, da e negligência da própria pessoas.

Como nos dias de Caim e Abel, as pessoas agem do mesmo jeito. Pessoas que culpa:

- Culpa o pai e mãe
- Culpa o irmão, a irmã
- Culpa a família
- Culpa o patrão
- Culpa o amigo
- Culpa a pobreza
- Culpa a bebida e as drogas, mas não toma decisão
- Culpa a falta de emprega
- Culpa enfim a própria vida.

Nunca assume seus erros, arrependem e muda de vida. Outros as vezes nem quer mudar, pois viver desta maneira é cômodo. Para tudo existe uma desculpa não convincente é claro.

Devemos assumir nossos erros enfrentá-lo, mudar de vida antes que coisas mais séria aconteça.

2. NÃO ALIMENTAR SENTIMENTOS QUE NOS IMPEÇAM DE OUVIR A DEUS.

É comum primeiramente as pessoas agirem para depois refletir, é o caminho inverso, tem sida a constante em nossas vidas. Tanto é verdade que muitas reações e atitudes leva muitas pessoas a total destruição. Sempre o mesmo argumento que ouvimos nos relatos de barbaridade como:

- Agir sem pensar.
- Talvez se tivesse prensado um pouco mais tinha evitado essa tragédia.
- Poderia ter evitado, imaginava isso.
- Sabia que tudo acabaria mal
- Estava muito transtornado
- Estava com muita raiva.

Tudo acontece porque não conseguimos ouvir a voz da razão. Advertência talvez já feita, esquecemos da história e exemplo dos que procederam tomando esse rumo.
Quanto a Caim seus sentimentos de ódio e vingança não permitir ouvir o conselho nem advertência de Deus.

Também corremos o risco em situações da vida de não ouvir Deus. É muito importante que o servo de Deus, esteja em alerta.

Como pessoas que conhece a Deus, temos que estar vigilante, quanto ao que estamos alimentando em nossas vidas. Pode ser até inconscientemente mas é perigoso.

Devemos pedir que Cristo purifique nosso coração e mente, para não guarda o que não deve.

Muitas vezes estamos alimentado sentimento que nos leva a cometer erro irreparável na vida.

Quando proferimos palavras de maldição, nos lábios expressa sentimentos do coração. Perdemos o domínio sobre conduta normal.

Caim não esqueceu a rejeição por parte de Deus da sua oferta invejou seu irmão traçou um planos para assassiná-lo. Tudo teve seu início com um sentimento obstinado e maligno. Quanto uma pessoas chega cometer tamanha maldade é porque já criou raiz no coração.

Sua ira foi tanta que não ouviu o conselho de Deus. Sua mente e coração estavam petrificados. Quantas pessoas hoje estão pagando, porque alimentaram sentimentos contra o próximo a semelhança de Caim.

Não podemos nos esquecer que o pecado mata e destroí, assim tem sido desde do princípio.

Vamos evitar guardar no coração sentimentos, capaz de nos levar a pecar contra Deus. Mas vamos guardar no coração a Palavra de Deus. Em dias tão cruéis é tempo de consagrarmos a Deus, não dar lugar em nossas vidas para atitudes e reações perigosos.

3. NÃO PERMITIR QUE UMA SITUAÇÃO ISOLADA SE TORNE UMA CONSTANTE TENTAÇÃO.

Certamente Caim não pensou que poderia reparar seu erro, era só proceder bem, teve a chance de repetir sua oferta. Mas preferiu outro caminho, um fato isolado foi suficiente para desencadear tamanha crueldade. Sempre existe uma oportunidade concedida na vida, mas por causa da dureza do coração basta pouca coisa para tornar em guerra entre as pessoa.

- Motivo de rancor
- Inimizade
- Incompreensão
- Vingança
- Ódio
- Falta de afinidade
- Indisposição para com próximo
- Intrigas

No final não vale a pena, nunca a vida foi melhor tomando essas atitudes tendo reações de maldade. Situação

Situação que podem ser facilmente resolvida, tornam um grande problemas, até intermináveis na vida. Porque isso?

Deus avisou Caim sobre a intenção contra seu irmão, mas estava cego de raiva. Muitas pessoas afirmam que fica de fato cego, outros ficam loucos descontrolados quando fica irado. Não ouve ninguém. Que perigo..?

Viver bem é com todos é mandamento divino, não podemos permitir que acontecimentos isolados transforme em tentação como aconteceu na vida de Caim.

Precisamos experimentar o melhor dessa vida passando e superando dificuldades, para não atrapalhar nossa comunhão e vida com Deus.

Nesses dias atuais precisamos reagir e tomar atitudes como Jesus. só assim poderemos evitar tanta violência desenfreada. O cristão precisa demonstrar mansidão, com Jesus Afirmou que bem-aventurados os mansos. Será que temos sido manso, quando somos exigido ?

Vamos responder a tentador, como Jesus respondeu com promessas da Palavra de Deus.

CONCLUSÀO. A Bíblia afirma que o mundo jaz no maligno, no entanto não é de admirar que ainda vamos ouvir notícias de violência. O importante é saber que somos chamados como Igreja de Cristo, para combater e viver longe de tais práticas e atitudes entre os homens. O que requer é que sejamos um instrumento de bênção sobre na vida daqueles que convivemos. Que Deus assim nos ajude, que sejamos fortalecidos em Cristos para resistir toda e qualquer forma do mal que nos assedia.

Pastor Zaru Cassiano